top of page
Buscar
  • valter felix santos

A Internacionalização como Estratégia de crescimento

A internacionalização é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas. Ao longo dos anos, a internacionalização revelou ser uma estratégia importante para aumentar as vendas e melhorar os números das empresas num mundo cada vez mais globalizado. Muitas empresas têm uma necessidade de explorar novos mercados, devido à saturação dos mercados em que estão inseridas ou buscar novas oportunidades de crescimento.

Para que isso aconteça, no entanto, é necessária atenção a alguns cuidados e ferramentas para a expansão internacional. O primeiro passo é conhecer as diferenças de mercado entre os dois países.

 Para facilitar essa tarefa, é importante contratar o que chamamos de fundadores locais. Uma empresa ou consultores com conhecimento do mercado e suas particularidades.

   No processo de escolha dos países, é indispensável o Planejamento Estratégico. Ele deve ser estruturado de forma clara, reunindo todas as análises detalhadas de oportunidades e os riscos identificados para a expansão da empresa.

Depois, é preciso ter estrutura e solidez para acompanhar o crescimento que se vislumbra. A formação desta base de atuação é um dos pilares fundamental para qualquer empresa que deseja ter sucesso fora de seu país de origem.

Importante, ainda, é separar internacionalização de exportação. Internacionalizar um negócio implica em atuar diretamente em mais de um país, com estrutura própria, produção, operação, expansão, etc.

A internacionalização de qualquer empresa passa por profundos estudos das oportunidades em outro país, da posição/vantagem competitiva onde a empresa passará a receber pagamentos em moedas fortes como o euro por exemplo, e isso é muito atrativo.

Algumas formas para internacionalização de Empresas:

·        Franchising

·        Joint Venture

·        Investimento Próprio

É importante que o plano de internacionalização cumpra um planejamento detalhado das estratégias que serão utilizadas no novo mercado de atuação.



Valter Felix é consultor de empresa com mais de 25 anos de experiencia com expansão de marcas e Franchising. Fundador da Brand´s&Retail Consultoria especializada em Franchising, Expansão e Internacionalização de marcas para Portugal e toda Europa.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page